10/10/2012

O que nos afeta, a nós, bibliotecários brasileiros? [Setembro/2012]


Nesta coluna, inicio o texto inspirado em trecho retirado de um dos livros  de  Gérard Fourez, que se tornará numa longa citação a ser feita mais adiante. Mas quem é Gerárd Fourez? É um cientista e filósofo que há muitas décadas vem refletindo e expondo suas ideias em torno de uma Filosofia do homem de ciência, de uma ciência humanamente compromissada e de uma ética no ensino das ciências. Há várias obras que já produziu e ainda está a produzir nos seus 75 anos de vida.

Mas a parte do livro de onde retiro a citação, isto é, o seu capítulo 12, está a debater as circunstâncias que circunscrevem a discussão em torno do que se define como uma das dualidades da questão ética, ou seja, a predominância da concepção idealista ou histórica da ética e sua implicação na tomada de uma decisão. Evidentemente, entendo eu, que se terá que tomar decisão ética diante de circunstâncias, que evocam valores. Esses podem ser de diferente natureza: religiosos, morais, econômicos, estéticos, ... Valores são  marcos/ marcadores/ representações, portanto, ideias que os participantes da discussão julgam os mais representativos para apreciar e deliberar sobre um conflito ético. Por isso, tende a ser tão complicado tomar a melhor decisão ética, quando os valores provêm de julgamentos nos quais os sujeitos envolvidos tomam como referência valores muito distintos.

Em uma sociedade, cujos valores predominantes passam a ser aqueles de  natureza econômica, subordinados, por isso, à ideia da escassez de recursos, a disputa por orçamentos, por salários, etc. tende a ampliar cada vez mais o individualismo. Embora se possa afirmar que há um discurso majoritário que apregoa o reconhecimento da força da filosofia comunitarista, a qual levaria à ideia de criar, manter e fortalecer associações profissionais, na medida em que uma vez unidos jamais seremos vencidos, o dia a dia mostra a prática distante do que é dito. Esse distanciamento se evidencia pelo que ocorre na discussão em prol da criação de entidades. Em geral, essa discussão afirma que novas entidades devem surgir porque as existentes não cumprem as suas missões. Mas, ao mesmo tempo, constituem-se em discursos que se negam as condições para que as entidades existentes sejam devidamente mantidas e funcionem conforme os interesses de seus instituidores. Os discursos pela criação de novas entidades não é capaz de dar quaisquer garantias de que essas mesmas pessoas que negam a filosofia comunitarista, na prática, consigam diferente resultado  com a gestão de uma nova entidade, eventualmente criada. Se criadas, as novas entidades que não morrem na infância de suas existências ficarão caducas como aquelas que serviram de motivadoras do discurso desestabilizante.

Provavelmente, não seria exagero afirmar que a noção de escassez (veja-se o ditado popular: quando o caldo é pouco, eu primeiro) tem se acentuado cada vez mais nos últimos cem anos, furtivamente inserida na propagação de uma filosofia individualista, hedonista no sentido hoje dado, antissolidária, de modo que até mesmo os movimentos de responsabilidade social se transformaram em meio importante de enriquecimento econômico das organizações.

A política de responsabilidade social empresarial e governamental se sustenta ao manter um modelo de economia que acentua o estimulo ao consumo, portanto, em reforço de valores atrelados a uma filosofia individualista.

Há quem afirme que os valores universais que se admite existentes, associados a uma ética das virtudes, foram sendo consolidados desde a pré-história pela mitologia e pela formação de uma cultura contemplativa que dá na formação das religiões. Então os valores que muitos pensam serem os valores – ideias de beneficência – mais resistentes por terem sido construídos em época muito remota se detinham no que era mais essencial: Amar ao próximo para manter a vida! O grande bem, pois todo valor visa à sustentação do maior bem, era a vida humana! Então, desse amar o próximo, derivam todas as fórmulas que, na sequência, expressariam os melhores valores morais ou da conduta: honestidade, justiça, honradez, lealdade... Toda a magnitude de valores hoje existentes na sociedade, com a predominância dos valores econômicos, parecem confirmar o que afirma Fourez, isto é, as pessoas tendem a guiar-se cada vez menos em valores “ideais” e cada vez mais, digo, é na hora da morte que a decisão é tomada, sem muita racionalização.  
        
Mesmo entre aqueles que consideram que os valores são produzidos historicamente, podem-se distinguir duas atitudes éticas, a primeira bastante próxima do idealismo. Esta posição parece-me ter sido bem exposta por Kohlberg (1981), quando afirma que a pessoa madura do ponto de vista ético tomará decisões com total liberdade e responsabilidade, embora tomando como referência os valores mais universais produzidos por nossa cultura. Sob este enfoque, é sempre diante dos valores, como noções gerais (quase como “ideias”), que os humanos decidem. A segunda posição insiste sobre o fato de que, afinal de contas, não é por referência a valores que se decide – mesmo que os valores sejam necessários ao debate e à reflexão ética. Em última instância, sob esta perspectiva, é diante das pessoas, de seu sofrimento e cara a cara com ela que decidimos. (p. 279)    

Pode-se dizer em outras circunstâncias, num pensamento de reflexão ligeira, que se pensa de agora para daqui a pouco.

Tudo isso, me evoca dois episódios que promoveram mobilização online de alguns bibliotecários brasileiros nesta última semana de agosto de 2012. O primeiro episódio, em um perfil de rede social, expõe e lamenta a situação de miséria absoluta com que se trata o enorme patrimônio brasileiro, que é a Biblioteca Nacional, um típico bem comunitário, malconduzido há décadas por uma insensibilidade inominável dos governos do país. Diz-se que há paredes com risco de cair, rede elétrica comprometida, sistemas de gestão documentária precários, falta de pessoal... Enfim, quanta discussão se deu a partir da primeira mensagem na qual o correspondente membro da lista pergunta sobre uma determinada informação referente ao montante do acervo? Quase nada! Que a Biblioteca Nacional seja extinta, alguém falou isso, que pereça, parece não ser uma ameaça suficientemente grande para mobilizar os bibliotecários brasileiros. O segundo episódio trata-se de uma petição pública criada como manifestação de contrariedade da “comunidade bibliotecária” à aprovação de um certo projeto de Lei que, em apreciação no Senado Federal, põe em risco a potencial abertura de vagas de trabalho futuro para egressos de cursos de graduação em Biblioteconomia nas bibliotecas escolares que poderão vir a ser criadas. Em um único dia, mais de hum mil assinaturas foram coletadas.

Evidentemente, estou afirmando, de certa maneira, que talvez Fourez não tenha visto, até então, tudo, para chegar à sua reflexão sintetizada no trecho que citei. Penso que a insensibilidade do bibliotecário brasileiro ante as causas comunitárias é grande o suficiente para não encarar a gravidade da situação da Biblioteca Nacional como provocadora de sofrimento para a população do país, na qual ele também está incluído. Quando essa questão, e há outras graves assim que deveriam importar aos bibliotecários brasileiros, não estão motivando a pauta desse tipo de tema como item permanente em todos os seus planos de ação, em seus eventos, em seus projetos, é porque o afastamento que têm da realidade se tornou sinal de insensibilidade social. Por fim, essencialmente não vejo como contrariar todo o conteúdo da citação, pois parece ser claro que os bibliotecários brasileiros se pautem não em valores mais universais para decidir sobre sua conduta profissional e nem mesmo em valores que não sejam o do salário, que poderá servir para solucionar seus próprios sofrimentos materiais. Prevalece, então, um falseado discurso comunitarista que é permanentemente negado pela postura diante dos fatos produzidos pela realidade sensível do país. Depois, espera-se que a comunidade e seus representantes políticos sejam sensíveis ao valor e relevância da profissão de bibliotecário. Vejo contradição!

FOUREZ, Gérard. A construção das ciências; introdução à filosofia e à ética das ciências. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. UNESP, 1995. 319p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário ou faça um post!